sábado, 10 de Dezembro de 2011

Como levantar um prêmio na Santa Casa de Misericórdia de Lisboa?


 

Como sabem, em caso de prémio superior a 5,000 euros é necessário levantar pessoalmente na SCML em Lisboa (ou no Porto caso avisem).
Fica aqui um pequeno resumo dos passos a fazer, o que acontece e algumas dicas.

Vamos aos factos:
- O prazo máximo para levantar um prémio é de 90 dias - não o deixem passar.


- O horário da SCML em Lisboa é 9h-12h30 e 14h - 17h30 e é na Rua das Taipas nº1, uma rua de sentido único estreita bem no coração de Lisboa com estacionamento a frente do edificio com uma placa azul de Parque a dizer: Totoloto/totobola
Se não é de Lisboa ou não conhece a zona sugiro um TAXI.
Qualquer dúvida liguem directamente para: 808 20 33 77
- Ao entrar no edifício, apresentamos identificação para recebermos um cartão de "visitante" e somos dirigidos para uma sala onde já está alguém a nossa espera.
- Apresentamos o boletim para validar na máquina e tudo é verificado.
- Preenchemos um Termo de Identificação onde fornecemos vários dados pessoais como filiação, BI, contribuinte e morada.
- Recebemos o cheque com o $$ e também uma Declaração da SCML em como recebemos um prémio no valor de XXX euros pois como não somos obrigados a declarar no IRS o prémio do jogo em caso de "problemas" com a máquina fiscal temos prova em que o dinheiro é legal.

E é tudo. O processo demora 20 a 30 minutos, o pessoal da SCML é altamente profissional.

Resta dizer que o cheque que recebemos no verso é escrito que o prémio só deve ser pago ao próprio e o mesmo é não endossável, ou seja apenas o sortudo o pode depositar no banco. (qualquer banco)
É uma medida de segurança que a SCML oferece aos premiados e que garante que após receber o cheque tudo corre bem até o mesmo chegar ao banco para ser depositado. 
( hmmmm e uma transferência bancária não era melhor ? )




58 comentários:

  1. Boas!!!

    Informa-me de uma cena se poderes e souberes claro, podes pedir o prémio em mais de um cheque ou é obrigatoriamente só um?

    Obrigado parabéns e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  2. Geralmente é passado apenas um cheque. Só há uma maneira em que a Santa Casa usa este artificio, aquele em que duas pessoas ou um grupo de jogadores jogam na chamada "sociedade". O mais correcto é que todos assinem atrás do boletim, assim a Santa Casa só passa os cheques quando todos os envolvidos estiverem presentes. Isto, é para evitar que alguém subtraia o montante que seria da sociedade. Por isso se jogas em sociedade com mais alguém é melhor assinar atrás e não vais correr o risco de quem ficou com o bilhete ir levantar o cheque, a não ser que este seja de extrema confiança. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. bom dia!

    E no Porto como funciona sff?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como publiquei acima, terá que avisar primeiro a Santa Casa. Como? Entre em contacto com a:
      Jogos Santa Casa
      Rua das Taipas, 1
      1250-264 Lisboa
      Linha Directa Jogos nº 808 203 377
      E-mail: jogos@jogossantacasa.pt

      No caso de não residir na Região de Lisboa é melhor entrar em contacto via telefone, depois a Santa Casa lhe vai indicar como proceder.

      E se por acaso estiver no estrangeiro ligue: + 351 21 391 80 21

      Eliminar
  4. Boa Noite:
    A minha pergunta é a seguite;quando se joga em sociedade,pode-se assinar por tras no boletim.
    Obrigado:Rui Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode, aliás é um meio de segurança caso perda ou roubem o boletim, a Santa Casa ao ver que esta assinado atrás do boletim, pedirá a identificação da pessoa ou das pessoas que nele assinaram. Isto não rassura o boletim e nem o torna inválido, mas vale lembrar, assine ATRÁS do boletim.

      Eliminar
  5. No caso de um vencedor do Euromilhões português que registou o Euromilhões em Portugal mas que na altura que ganha o prémio esteja no estrangeiro por uma qualquer razão que não seja a emigração, só poderá receber o respectivo prémio em Portugal ou noutro país que tenha este jogo?
    Obrigado: Vitor santos

    ResponderEliminar
  6. Caro ganhador.
    A única resposta que obtive da Jogos Santa Casa, foi este:
    Se estiver no estrangeiro ligue: + 351 21 391 80 21
    Através deste número eles te informarão como proceder para levantar seu prêmio a partir do estrangeiro.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. è possível fazer o pagamento do prémio por transferência bancaria? ou não?

    ResponderEliminar
  8. Sim é possível, mas apenas para as Lotarias, já para o Totoloto, Loto2, Joker, Totobola e Euromilhões por Ordem de Pagamento, tudo porque como manda a Lei é obrigatória a presença do ganhador nos Balcões do Departamento de Jogos aos que ganham prêmio superior à 5.000,00. Porém solucionar mais dúvidas que lhe carece clica no link a seguir:

    https://www.jogossantacasa.pt/Content/images/uploadedImages/content/pjmc/gc/cont/14/PagamentoPremiosRede.pdf

    Obrigado e BOA SORTE.

    ResponderEliminar
  9. Era mesmo isto que queria saber finalmente alguém que responde Bem, obrigado!

    ResponderEliminar
  10. o valor do premio é levantado na totalidade

    ResponderEliminar
  11. Opá, isto é que era bom, mas se você fosse o ganhador de 15.000.000,00 de Euros não iria sair de lá com tudo isto em notas de 500,00 porque é dar muito nas vistas não achas? Caro amigo, os prémios pagos no Departamento de Jogos da Santa Casa não são pagos em dinheiro, eles não tem cofre lá para este propósito, somente para documentos e outros...A única coisa de que vais sai de lá é com um cheque por Ordem de Pagamento devidamente preenchido com seus dados salvagardando-o de alguma eventualidade ruim. Quem tem dinheiro são os bancos e ai você pode negociar com o banco que bem entender as taxas de juros, e claro escolha oque te oferecer as melhores taxas e ai provavélmente este banco até poderar te dar uns "presentinhos" por ter depositado seus minhões. Embora o melhor mesmo não seja se mostrar muito e ficar no anonimato onde mora ou irão começar aparecer amigos desde o infantário.
    Espero de facto de esclarecido as suas dúvidas.
    Obrigado e sucesso.

    ResponderEliminar
  12. gostaria de saber se o estado faz desconto deste montante ,ou se o premio paga é o anunciado na totalidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      Descontos? IRS? Ora, isto era oque o Estado queria, sobretudo devido a crise que não se afinda, porém os gestores em França e Inglaterra não aprovaram a medida, muito menos a DJSC. Porém, poderá ler uma postagem que fiz outrora sobre o assunto. Clica ou copia o link a seguir.
      http://euromilhoesforum.blogspot.pt/2012/09/euromilhoes-livre-de-irs.html
      Espero ter sanado suas dúvidas.
      Boa Sorte e Sucesso...

      Eliminar
    2. "O enquadramento legal do Euromilhões em Portugal estabeleceu, até ao final do ano passado, que o prémio anunciado corresponde ao seu valor líquido, ou seja, livre de impostos. Mas o Orçamento do Estado para 2013 trouxe uma novidade: todos os prémios acima de cinco mil euros pagam 20% de imposto em sede de IRS." MENOS 20% :( (http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO055249.html )

      Eliminar
  13. Ola, gostaria de saber, se um turista ou algum estrangeiro ilegal, pode receber o prêmio? E quais documentos necessários, apenas passaporte e contribuinte serve?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, podes levantar seu prêmio. Isto porque o Departamento de Jogos da Santa Casa não é o SEF-Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e nem tem poderes para tal. Quando tu vais jogar em um terminal de jogos o sistema e nem o vendedor lhe pede os documentos, o sistema é democrático, portanto para todos que depositam esperança de ganhar e se não ganham parte do dinheiro que arriscou vai para as beneficenças aos que mais necessitam nas Santa Casas de Misericórdias. E é claro, se não tiveres documentos legais tipo AR-Autorização de Residência para estrangeiro, não será constrangido e nem receberá um tratamento xenófibo por parte dos funcionários da Santa Casa. Leve consigo o passaporte e sim, o essencial no seu caso, o contribuinte. Será tratado como um ganhador que contribuiu para Santa Casa, qualquer ato de racismo devera ser comunicado à instância legal. Bem...ao menos que seja um foragido da justiça.
      Boa Sorte.

      Eliminar
  14. Sou brasileiro e tenho documento português, mas no momento vivo na Bélgica, se ganhar o prémio aqui, posso recebe-lo em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem...há muitas condicionantes em estar na Bélgica, podes estar legal em Portugal e ilegalmente a trabalhar na Bélgica. Se jogou na Bélgica não há problemas em receber na Bélgica, porém se quiser receber o prémio em Portugal é melhor ligar antes para o número que encontra no site: www.jogossantacasa.pt se estiver no estrangeiro ligue: + 351 21 391 80 21, os profissionais deste lhe dirão como proseguir o resgate do prémio ou sanar quaisquer dúvidas.
      Amigos, se um dia for ao Japão a turismo e por acaso jogar em uma lotaria daquele país, ninguém vai me impedir, correcto? nem pedir meu documentos para ver se sou japonés ou estou legalmente ali. Sendo assim tenho o direito a receber o prêmio desta lotaria no caso de ter acertado, e se não ganho ao menos meu dinheiro fica para o país deles, entendem onde quero chegar?
      Obrigado e boa sorte a todos.

      Eliminar
  15. SOU EMIGRANTE,EM INGLATERRA,,,,AO PASSAR POR..PORTUGAL PRA FÉRIAS..JOGEUI,,POR EXEMPLO NO EUROMILJOES ,,EXEMP.15 MILJOES..PODEREI ..LEVANTAR AQUI NA INGLATERRA.!!OU.MAS TEREI K IR A PORTUGAL ?,,O PRÉMIO É O MESMO ?OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tentei obter respostas mas não tive. De você receber o prêmio em qualquer país aderente ao jogo isto é possível, agora de receber o prêmio em Libras por estar em Inglaterra, provavelmente só se tivesse uma conta em um banco deste país. Boa Sorte a ti e a todos nós. Sucesso.

      Eliminar
  16. Olá,gostaria de saber como funcionam com os pagamentos de grandes Prémios! Como,exemplo 1 ou 2 lugar,para quem joga no Portal (https://www.jogossantacasa.pt/)Será que temos que ir Departamento de Jogos da Santa Casa?! ..Obigado/a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tive um amigo que ganhou e o prêmio foi direto para a conta dele. Mas como isto aconteceu? Isto porque você se cadastrou no site da DJSC com alguns dados, como e-mail e conta bancária, sendo assim se for um ganhador receberá um e-mail e o valor total do prêmio será depositado na conta cadastrada, isto porém não evita que sejam cumpridas as formalidades de totalistas exigidas na lei. Boa Sorte.

      Eliminar
  17. Vivam!
    Se ganhar um prémio entre 150 a 5000 euros, como faço para o levantar?
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  18. Olá. Bem, para estes valoreas deve se dirigir a uma agência da CGD,informe-se no seu mediador. Até o valor de 5.000,00 euros, estas livre do imposto imposto pelo governo que é de 20%.

    ResponderEliminar
  19. queria saber se nos outros paises aderentes ao euromilhons tambem se aplica o imposto ao premiado como en porugal.obrigàdo....

    ResponderEliminar
  20. Caro colega. Boa pergunta, no entanto fui pesquisar sobre isto e até o momento não encontrei nada relacionado em que em outro país cobre imposto sobre o prêmio bruto do euromilhões, nem mesmo na vizinha Espanha, ou Itália, países que estão em crise. E para quem pensava que antes não se pagava imposto, engana-se, a diferença é que o imposto já era descontado, por isto agora estamos pagando mais impostos neste jogo, e é justamente por isto e mais algumas "coisas" que ja não jogo com frequencia e quando jogo é o valor mínimo.

    ResponderEliminar
  21. esse imposto não é mais do que um ROUBO encapotado sob a desculpa da crise, pois se o prémio é sobretaxado também o montante investido deveria de ser dedutivel

    ResponderEliminar
  22. Boa noite!
    Apos varios meses seguir os conselhos aqui no site. Deu para saber como funcionam as coisas. Um muito obrigado ao informador do site pelo bom desempenho. Hoje, apos o sorteio foi aqui que vim logo saber o que tenho que fazer. Desculpem la mas ESTOU MILIONARIO... Estou super feliz... Continuem apostar, um dia será o dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns e bom proveito ao prêmio. Obrigado.

      Eliminar
  23. E que me dizem ao facto de a santa casa exigir o nº do BI e o NIB para se jogar online?
    por este andar qualquer dia para se registar o boletim em qualquer agencia temos que nos identificar.
    aceito que quando me saia um prémio tenha que dar os meus dados por minha seguarança e da santa casa, mas ainda não me saiu nada identifico-me porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é assim mesmo que tem de o ser, pois a questão de lhe pedirem o B.I. e o N.I.B é para o facto de se por acaso ganhar um prêmio, o valor deste vai directo para sua conta, pois o jogo foi online e o "bilhete" foi virtual. E se por acaso lhe sair o prêmio máximo, também vai ser comunicado para ir ao DJSC para cumprir as formalidades previstas pela lei. Boa Sorte e obrigado.

      Eliminar
  24. Boa Tarde, caso venha a ser o premiado com o 1º premio do Euromilhoes e essa aposta tenha sido registada através da Internet,o valor do premio será depositado diretamente na minha conta identificada através do Portal de Jogos Santa Casa em quantos dias ? Terei sempre que me deslocar ao vosso departamento de jogos ou ficará confirmado pelos dados aquando do registo do Portal ? Obrigado

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde.
    Gostaria apenas de salientar que não sou um dos cerca de 217 funcionários da DJSCML, sou apenas alguém muito curioso pelo "como funciona o sistema".
    Porém a resposta para sua dúvida é a seguinte, e espero ter respondido bem à vossa pergunta:
    O pagamento de prémios correspondentes às apostas efetuadas através do Portal de Jogos obedece às seguintes regras:
    1. Prémios de montante igual ou inferior a € 150 (cento e cinquenta euros): 2. O valor destes prémios é automaticamente creditado no Cartão de Jogador, sem necessidade de qualquer outro procedimento por parte do Utilizador.
    2. Prémios de montante superior a € 150 (cento e cinquenta euros) e inferior a € 5.000 (cinco mil euros): Sem prejuízo do disposto nos pontos 7.4 e 7.5 das presentes Condições, o valor destes prémios é transferido para a conta bancária do Utilizador correspondente ao NIB por este indicado no formulário de registo. O Utilizador é exclusivamente responsável pela exactidão do NIB por si indicado, designadamente, para efeitos de pagamento e de caducidade dos prémios.
    3. Prémios de montante igual ou superior a € 5.000 (cinco mil euros):
    Estes prémios devem ser reclamados até 90 (noventa) dias após a data do concurso ou do sorteio a que respeitem, através de um formulário disponibilizado na Internet no Portal de Jogos ou nas instalações do DJSCML e são pagos por cheque emitido pelo DJSCML ou transferência bancária, de acordo com as instruções do Utilizador, cumpridas as formalidades previstas na Lei nº 25/2008, de 5 de Junho.
    Para mais informações confira as "Condições de Utilização do Cartão de Jogador" de quando fez seu registo no site da DJSCML.
    Obrigado e boa Sorte...
    J. Charles Silva

    ResponderEliminar
  26. Uma questão, tens que ligar para o jogos da santa casa para marcar hora ou vais quando quiseres e és atendido sempre? aguardo resposta. Obrigado

    ResponderEliminar
  27. Não é preciso marcar hora, pode ir quando quiser ou puder, pois há uma equipa só para receber os ganhadores que estão sempre a chegar, pois como sabe prêmios acima de 5.000,00 euros são entregues na DJSC afim de cumprirem as formalidades da lei e (descontarem os impostos). Quanto ao horário de funcionamento este se encontra na postagem acima.
    Boa Sorte e Sucesso.

    ResponderEliminar
  28. Bom dia.

    E a questão da confidencialidade da identidade do vencedor do prémio, é garantida? Como?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia. Sim, como disse a confidencialidade é garantida, pois os funcionários são profissionais; ao menos que algum deles seja seu vizinho; bem, na mesma, como disse eles são altamente qualificados e profissionais.
      Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
  29. Bom dia,

    Antes mais muito obrigado pelo seu tempo.
    O horário postado acima, também está confirmado para os fins de semana e feriados, ou apenas de seg à sex?
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  30. Bom dia. Sim, o horário para atendimento acima mencionado é somente de seg. à sex.
    Obrigado e boa sorte sempre.

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde,

    Pergunta 01- Gostaria de saber se caso o ganhador for estrangeiro, e receber uma notificação dos jogos santa casa, e na notificação informar queo valor do premio está com uma seguradora, é correto? pergunta 02- apos o envio do formulario quantos dias o pagamento e realizado? sendo uma transferencia para outro pais, swift code. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Antes de responder correctamente, gostaria de saber se és um estrangeiro em Portugal ou se és um Português no estrangeiro, e se está no estrangeiro. No entanto o que de momento posso esclarecer é que quanto aposta em um mediador dos Jogos Santa Casa não há um Agente do SEF ou das Finanças a lhe pedir os documentos, quando joga tens imunidade sobre qualquer tipo de preconceito que existe na sociedade, pois antes o "Estado" quer o seu dinheiro custe o que custar, porém se for um ganhador estrangeiro (digo, que não seja um cidadão da UE) o "Estado" vai lhe dar posse a este seu direito, porém, se não estiver ao menos inscrito na Direcção Geral dos Impostos, "Finanças" será um pouco mais difícil de resgatar o seu prêmio, porém poderá consultar um advogado de confiança. Espero ter contribuído para sanar suas dúvidas. Boa Sorte.

      Eliminar
  32. Boa noite,
    Gostaria de saber se, na eventualidade de jogar e ganhar o euromilhoes em Portugal se poderei levantar o mesmo noutro pais.
    obrigada

    ResponderEliminar
  33. Boa noite.
    Bem, 1º, o Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.
    Porém quando se trata do Euromilhões, isso também seria plausível de ser, e é, embora um pouco mais laboroso e com um pouco mais de burocracia é possível receber em outro país, basta se dirigir à sede da entidade "afiliada" no estrangeiro e apresentar o bilhete; um exemplo seria de se o apostador por acaso jogar na sexta feira em Portugal e estiver de viagem para o estrangeiro, porém, mesmo sendo levantado no exterior, como o prêmio saiu aqui de Portugal terá que pagar os tal 20% conforme a lei prevista e ainda as devidas taxas de transferência do montante, e digo já que não será nada fácil...o melhor é mesmo voltar o mais rápido que puder e levantar o prêmio aqui, lembrando sempre que o bilhete caduca em 90 dias. Espero ter contribuído para sanar as suas dúvidas. Boa sorte e obrigado.

    ResponderEliminar
  34. Boa noite. No caso de ter saido um premio numa raspadinha posso levantar no scmp ? Quanto tempo demoram a pagar ou se pagam de imediato. Obrigado.

    ResponderEliminar
  35. Boa noite.
    Os prémios das raspadinhas de valor igual ou inferior a € 150 são pagos junto de qualquer mediador dos jogos sociais do Estado;
    Os prémios de valor superior a € 150 e inferior a € 5.000 são pagos em qualquer balcão da instituição bancária
    definida pelo Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (geralmente CGD);
    Os prémios de valor igual ou superior a € 5.000 são pagos junto do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, mediante identificação do portador do bilhete premiado, nos termos da legislação que regula as medidas de natureza preventiva e repressiva de combate ao branqueamento de vantagens de proveniência ilícita e de financiamento do terrorismo.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  36. Caso ganho um bom. Premio. A. Qui. Em. Porugal. E. Receber. em. Cheque. Posso. Descontalo. O. Mesmo. Em. Outro paiz. Tipo. Na. A. Merica. Do. Sul, obrigado..

    ResponderEliminar
  37. Boa noite.
    O cheque no verso é escrito que o prémio só deve ser pago ao próprio ganhador e o mesmo, é não endossável, ou seja apenas o sortudo o pode depositar no banco. (qualquer banco em Portugal) Pois se você chegar em um país que não seja do grupo pertencente ao Euromilhões eles não sabem oque é bem isto e as regras, pode sim depositar em sua conta aqui em Portugal e depois fazer uma transferência mediante regras internacionais de transferência. Se por acaso não tiver uma conta bancária aberta, não poderá fazer o depósito em conta de outrem, pois o cheque está em seu nome. Porém, pode pedir a um amigo de confiança para ir com seu bilhete levantar o prêmio e transferir para sua conta no estrangeiro.
    Boa. Sorte.

    ResponderEliminar
  38. Bom dia! Sou brasileiro e moro no Brasil, posso jogar online do meu país e se existe alguma restrição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas necessita de ter uma conta bancária domiciliada em Portugal. Só assim, poderá carregar o seu Cartão de Jogador via Multibanco ou Homebanking, isto caso tenha se registrado no portal dos Jogos da Santa Casa. Não é possível jogar e pagar com cartão de crédito. Se você morou e tem uma conta ainda activa em Portugal é possível jogar. Outra, depois de se registrar online no portal, você deverá enviar fotocópia de documentos. Por tudo isto é provável que tenha dificuldades em algum requisito deste para poder jogar no euromilhões.
      Porém há duas soluções mais fáceis, mas que exigem a máxima confiança no que irá fazer:
      1º. fazer a aposta em sites que façam serviços lotéricos internacionais, como o grandesloterias.com por exemplo.
      2º. conhecendo alguém de confiança aqui em Portugal para lhe fazer as apostas. Este seria mais plausível, pois qual é o brasileiro que não tem amigos ou parentes em Portugal?
      Boa Sorte e Sucesso.

      Eliminar
  39. E se dividir o premio o impostos é pago ao premio ou ao cheque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro colega, não há como dividir o prêmio se você o ganhou em apenas um único bilhete. Sendo assim o prêmio será pago com apenas um "cheque" e não em numerário. "A Santa Casa não paga prêmios em dinheiro". Sucesso e boa sorte.

      Eliminar
  40. Bom dia,
    Como se faz para levantar/receber o prémio da raspadinha de 250€/mês durante 2 anos ?
    Esse prémio é livre de impostos ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, este prêmio não esta livre de impostos, ser-lhe-a cobrado o imposto de 20% do valor total do prêmio. Boa sorte.

      Eliminar
  41. Gostaria de saber se para reclamar o premio é necessario o talao onde consta os numeros ou tambem é necessario o talao de caixa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para receber o prêmio basta somente o talão do jogo (números apostados), o talão de caixa é sobretudo um comprovante do DJSC para o mediador/apostador. Boa sorte.

      Eliminar
  42. Uma pergunta, se eu registar o euromilhoes no site francês e na eventualidade de me sair pago imposto ao estado português? E como funciona o levantamento, posso ir a qualquer santa casa ou tenho k ir a frança?

    ResponderEliminar