O Trevo de quatro folhas

Conheça um pouco mais sobre o símbolo do DJ/SCML, o símbolo sinónimo de boa sorte, será?



Trevos são plantas herbáceas da família Fabaceae (leguminosas), pertencentes ao gênero Trifolium.

Eles são caracterizados por sua folhas compostas com três folhetos e de sua capacidade de fixar nitrogênio atmosférico através de bactérias simbióticas alojados em suas raízes. O teor de proteína de algumas espécies torna as plantas de escolha para utilização na composição de pastos para a criação dos animais ruminantes.

Trevo da Sorte
Segundo a crença popular, espécimes raros de folhas com quatro folhetos (trevo de quatro folhas) trazem boa sorte para quem os descobre. O tal trevo da sorte verdadeiro é aquele que é encontrado entre as espécies de três folhas.


A espécie mais comum nos gramados do mundo é o trevo branco (Trifolium repens L.), então nada mais natural que se sentar junto destes e tentar encontrar um ou alguns destes. Era o que fazia nos meus domingos de infância onde cheguei a encontrar perto de uma centena destes pois com o passar do tempo me tornei quase especialista em achar trevo de quatro, cinco e até mesmo seis folhas. Geralmente quando encontra um destes seguia o seu ramo pois provavelmente encontrara mais algum por perto.

Quando esperava o autocarro na paragem junto à 2º Circular ao pé do C. C. Colombo encontrei muitos apenas ao olhar para o chão aos meus pés. Porém, não não, a sorte, esta "ainda" não me bateu à porta.

QUER ALGUMAS DICAS para você encontrar seus trevo-de-quatro-folhas ?

Um trevo de quatro folhas é uma folha de trevo que apresenta quatro em vez dos normais três folíolos comuns na maioria das espécies do género Trifoliums. Nas antigas tradições dos povos celta, acreditava-se que encontrar um trevo-de-quatro-folhas era um sinal de boa sorte, pelo que o trevo-de-quatro-folhas foi e ainda é usado em iconografia diversa e como imagem na linguagem corrente. Aliás, o nome "trevo-de-quatro-folhas" é autocontraditório, como "trevo" vem de "Trifolium" ("três folhas"), o seu significado seria algo como "três-folhas de quatro folhas".

Como amuleto
Para se ter sorte em jogos, esse é o melhor talismã. Você deve usá-lo para afastar o azar de vez em sua vida. Toda vez que você achar um trevo de quatro folhas por aí, guarde-o com carinho na carteira, até secar, sempre pensando positivamente que ele está atraindo muita sorte na hora de jogar. Não compre, pois ai a sorte é para quem vende, encontre-o em um jardim ou campo qualquer.

Símbolo que marca

O trevo é um dos símbolos da montadora Alfa Romeo. 

É também um símbolo comum para representar a Irlanda (o trevo irlandês) tradição que St. Patrick, o santo padroeiro da ilha, é usado o trevo para ilustrar o mistério da Santíssima Trindade. Também podemos notar que os folhetos da planta evocar o símbolo celta de três ramos espiral chamada triskell. O trevo é também o emblema da Associação Mundial das Guias e Escuteiras, a organização internacional de orientadores (Girl Scout).


Trevo de quatro folhas também aparece nos logotipos de Glasgow Celtic Football Club, bem como a do clube desportivo Panathinaikos.

O Trevo na História
Para Sófocles, este trevo continha um terrível veneno enquanto para o Plínio romano, era um antídoto para picada de cobra (teoria dos manuscritos). Ele foi usado para criar poções do amor.


Os druidas acreditavam que o titular do trevo tinha a capacidade de perceber a presença de demónios.

De acordo com a tradição cristã, cada trevo da folha é uma das virtudes teologais.
A primeira folha é para a esperança, o segundo é para a fé e o terceiro é para a caridade; a quarta folha seria para dar sorte. 
Porém segundo outra lenda, a primeira traria fama, riqueza a segunda, a terceira e quarta saúde e amor.

Para algumas pessoas, o trevo de quatro folhas é ligado ao poder.

Cultivo
A procura de trevos-de-quatro-folhas levou ao surgimento de cultivares e de técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir.

Existem trevo de quatro folhas que podem ser cultivados, porém, eles têm necessidade de uma temperatura média de aproximadamente 25°C.

Precisam de chuva constante, ou, se forem criados dentro de casa, precisam ser regados pelo menos três vezes na semana. Dependendo da quantidade de luz que recebem, suas folhas podem ficar bem grandes, chegando a "rasgar" as extremidades.

São plantas dormideiras precisando de, pelo menos, oito horas de escuridão para que tenham um bom desenvolvimento.

4, 5, 6 ou mais folhas...
Anteriormente, o trevo foi considerado uma planta mágica associada a magia branca. Sabe-se que a descoberta de um trevo de quatro folhas é suposto para trazer boa sorte para quem encontra-o.
Trevos também podem ter cinco, seis ou mais folhas, mas estes são mais raros.

Uma expressão comum é "ser vivo no trevo", o que significa viver uma vida despreocupada de facilidade, conforto, ou prosperidade. Este originalmente se referia ao fato de que o trevo é engorda do gado.


Às 4 folhas do trevo pode quebrar um feitiço ou retornar ao remetente;


As 5 folhas, ele prevê o estrelato;


As 6 folhas, fluxo de caixa muito grande;


As 7 folhas, vida em prosperidade.

Recordes

O recorde de folhas é 56, definido em 10 de Maio de 2009. Este bateu o trevo de 21 folhas, registados em junho de 2008 pelo mesmo homem, o japonês Shigeo Obara, que também detinha o anterior recorde do Guinness World Record com 18 folhas. Mas será que ele é um homen de sorte?

FELICIDADES E.... BOA SORTE.
(partilha isto com 4 amigos)

7 comentários:

  1. encontrei um trevo de 5 folhas ser.a que vou ter sorte?

    ResponderEliminar
  2. encontrei um trevo de 5 folhas ser.a que vou ter sorte?

    ResponderEliminar
  3. Eu encontrei um com cinco folhas e aquele que parece um coração 28/06/2016 as 13:00

    ResponderEliminar
  4. encontrei 2 trevos de cinco folhas e, 12 trevos de 4 folhas...show de bola
    muito legal, so resta saber como usalos kkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. E para ter encontrado estes trevos todos levou muito tempo ou seguiu as minhas dicas? SUCESSO e boa sorte.

      Eliminar
  5. Era apaixonada por um rapaz giro do colégio... Nós 18 anos dele mandei.lhe 18 trevos de 4 folhas com uma carta anónima... Só passado 10 lhe contei que tinha sido eu... Envergonhada..
    Ele respondeu.me ... Foi uma das coisas mais incríveis que me fizeram... És uma mulher especial... Pena eu estar a 2000km dele... Loool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma história gira, mas que deveria ter um final feliz. Boa Sorte e SUCESSO

      Eliminar