A tinta de raspadinhas, lotarias instantâneas

Esta curioso para saber de que composto é a tinta das raspadinha?

O nome do material usado é tinta ou fita "scratch off".
É um composto de látex virtualmente indevassável a base de compostos químicos e metais que impossibilitam a visão do código impresso por meios de transparência, ressonância magnética ou Raio-X.
Sua composição, embora não use mais químicos prejudiciais, ainda pode prejudicar a saúde de pessoas alérgicas ou mais sensíveis e por isto é importante não raspar com as unhas mas sim com uma moeda, por exemplo.

Dá para ver os números das raspadinhas antes de raspá-las?


Não, não dá, até hoje não ficou provado que alguém conseguisse tal feito sem que se tenha que raspar a tinta das áreas que contêm informações ocultas que podem ser reveladas pelo arranhar de uma cobertura opaca.

Algumas curiosidades sobre a segurança em bilhetes lotéricos, nomeadamente as raspadinhas.

A questão da segurança dos bilhetes lotéricos é importante para garantir a credibilidade deste produto. A empresa responsável pela impressão dos bilhetes de loteria instantânea submete por amostragem para análise junto a um laboratório de Pesquisas Tecnológicas os bilhetes que serão distribuídos pelas loterias.

A empresa então solicita que o laboratório analise a possibilidade de leitura dos dados constantes nos painéis sigilosos (área raspável), sem a prévia raspagem da camada de tinta que os recobre, empregando as seguintes técnicas:

delaminação do papel suporte;
visualização com lente magnética;
visualização sob luz refletida;
visualização sob luz transmitida;
visualização por raios-X e
visualização sob luz rasante.

Após análise, o laboratório então emite laudo informando se os bilhetes de loteria instantânea apresentaram ou não revelação dos dados sigilosos.

O nível de complexidade da análise destes bilhetes sobre várias tentativas de se poder ver a sua leitura é extremamente complexa.

ATENÇÃO:
Cuidado com as raspadinhas fraudulentas

Devido ao fácil acesso á tinta via mercado chinês alguns impostores estão recolhendo cartões deitados foras e recolocando a tinta na área de raspagem e que geralmente são vendidas nas ruas para pessoas idosas e/ou menos atentas.
Compre somente raspadinhas em casas de agentes autorizados.

Clica AQUI para localizar um Mediador dos Jogos Santa Casa mais próximo

Aliás nem é preciso ir comprar a tinta em um site chinês pois já é possível fazer esta tinta de raspadinhas caseiras com produtos que tens em sua casa, é só fazer uma pesquisa no motor de buscas do Google por "scratch off paint" ou "D.I.Y. scratch off".


Porém se descobrir uma maneira de visualizar através desta tinta, será mesmo um Golpe de Sorte, depois é só partilhar conosco como fes isto.
SUCESSO e Boa Sorte.

Fontes:
http://www.ipt.br/ipt_na_midia/238-seguranca_em_bilhetes_lotericos.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Scratchcard

2 comentários:

  1. ola gostaria de saber se eu ganhar um valor alto na euro mihoes e for ilegal no pais e nem ter conta bancaria ao receber meu premio posso depositar o cheque em minha conta em outro pais no valor da moeda de la

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se você não tem uma conta bancária em Portugal será difícil. O melhor seria abrir uma conta, se o prêmio for grande o banco vai facilitar. Quanto a depositar um cheque no estrangeiro diretamente, ou seja, receber o cheque do DJSC e viajar para o país de origem e tentar fazer o depósito não é bem assim, isto não existe sem que uma entidade legal esteja na transação, no caso um banco, em que ele faça os trâmites legais, isto seria considerado fuga e branqueamento de capitais. Seria preciso entender bem as "Regras e Usos Uniformes Relativas às Cobranças da Câmara de Comércio Internacional". Se você tivesse uma conta em Portugal e fosse fazer uma tranferência para os cerca de 30 países em que é possível efectuar tranferências em euros seria mais fácil, fora disto será algo demorado uma vez que se trata de pessoa singular e não de empresas. E se você abrir conta em um banco aqui é estabelecido um limite máximo para tranferência e com taxas a pagar. Caso seja um EUROMILIONÁRIO não exite em nos consultar para que possamos averiguar tudo de como pode fazer isto. SUCESSO E BOA SORTE.

      Eliminar